quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A importância da hidratação

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.
Todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.

Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si. O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades.

Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora em que se estiver acordado. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa. E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.

Estudos mostram que o estômago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem "passar mal".

Para quem não se hidrata:
. desvitalização dos cabelos;
. descamação do couro cabeludo;
. distúrbios de concentração;
. sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", de circulação mais lenta;
. ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;
. conjuntivites;
. sinusites;
. bronquites;
. pneumonias;
. lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
. queda e enfraquecimento dos pêlos;
. baixa produção de saliva;
. distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força . muscular e problemas ósseos dentais;
. respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
. constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
. impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.

É certo que há água nos alimentos, mesmo os sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente, conforme já disposto.

Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.

Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água. Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes do almoço, para não prejudicar a digestão.

Há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente; isto se deveria tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte para a substância.

Fonte: Ícaro Alves Alcântara. Revista UNICEUB - Ano IV - Abril 2003 - Nº 8

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vamos pelo corredor de ônibus?


Trânsito parado é cena nada rara em São Paulo, e diversas vezes isso não é coisa só de meio de semana. Carros e mais carros na frente, e enquanto isto o corredor de ônibus vazio, bate aquela vontade de burlar a lei e ir por ali mesmo.

Agora, este desejo passa de ser um sonho e torna-se realidade, com horários certos.

Mas faltam placas esclarecendo a brecha aos paulistanos; e tem horas que eu acho que é de propósito. Último sábado, voltando da aula, entrei sem pensar no corredor de ônibus da Av. Ibirapuera. Os motoristas na faixa de rolamento normal, olhavam-me com cara de "esse cara é louco", e eu olhando pra eles com uma cara de "desculpe, mas eu sei o que diz a lei".

Veja quando automóveis e motos podem trafegar nos corredores:

Segunda a sexta-feira: das 23 às 4 horas
Fins de semana: das 15 horas de sábado às 4 de segunda
Feriados: o dia todo, até as 4 horas da manhã seguinte

Quem desrespeitar a norma, receberá multa de R$ 85,12 e 4 pontos na carteira.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Verdadeiro suco de uva

Os coreanos não são gênios apenas da tecnologia, esse suco de uva é um exemplo que até no campo da agricultura, eles conseguem criar produtos inovadores. É estranho comprar um suco importado no Brasil, já que somos peritos no assunto "frutas", mas esse é incomparável.

Grape Juice With SAC da indústria Haitai, é um verdadeiro produto que deveria vir garrafas de 2L. Imagine um suco de uvas brancas, com pedaços de uvas sem semente, que derretem na boca. Açucar na medida certa e um suco bem neutro.

Abuse da temperatura e sirva BEM gelado... Dá vontade de tomar várias latinhas.

Experimente! Facilmente você, aqui em São Paulo, consegue encontrar no Carrefour e Pão de Açúcar (R$ 4,85/un), ou no cardápio do General Prime Burger (em um preço não muito convidativo).


domingo, 25 de outubro de 2009

Quando é hora de mudar

As vezes perdemos o pique, e desanimamos, ao ponto de parar para pensar se tudo que estamos fazendo vale à pena. Normalmente este tipo de pensamento vem à tona quando alguma coisa nos acontece ou quando algo não vai bem. Tentamos entender o inexplicável, achando respostas para afirmativas que jamais serão perguntas e clamando que tudo perdeu o sentido. E de fato perdeu, perdeu o encanto. À partir daí temos dois caminhos: morrer em depressão achando que seu mundo acabou ou reconstruir sua vida, à seu modo, do seu jeito, da melhor forma contado com a força do destino que há de fazer com que depois de cada tempestade apareça um sol.

Acontece com todo mundo. Chega uma hora que não dá mais. Os velhos hábitos não combinam com o estilo de vida que queremos ter. De nada adianta as idéias evoluírem, se vivemos da mesma maneira ultrapassada.

Quando as pessoas querem muito uma coisa, quando desejam de coração, elas conseguem! Porque elas colocam aquilo como prioridade na vida, manipulam todo o resto em função dessa ideologia. Não estou dizendo que, quando você diz uma coisa da boca pra fora, ela vai acontecer. Não, não é isso. O que eu estou dizendo, é que quando você realmente se dedica para algo, dedica o seu tempo, dedica a sua vida, aí sim, tem grandes chances de conseguir o que realmente deseja.

Nada é coincidência, tudo está escrito.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Passaporte brasileiro + visto americano

Nos últimos meses, com a redução do preço das passagens para os Estados Unidos, é bom esclarecer muitas dúvidas sobre o que é necessário para ir para aos Estados Unidos.

Como funciona
Para entrar em alguns países é necessário apresentar um passaporte com visto válido para aquele país. Na verdade sem o passaporte com o visto você não consegue nem embarcar. Portanto, se você não tem passaporte e visto, pode não ser uma boa comprar as passagens aéreas.

O que é o passaporte
Um passaporte é um documento de identidade emitido pelo um governo de um país que atesta formalmente o portador como cidadão deste país, e, requisita permissão para seu portador poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

O que é o visto
Um visto é um documento emitido por um país dando a um certo indivíduo permissão para entrar no país por um certo período de tempo e para certas finalidades. O visto geralmente é um carimbo ou um papel anexado ao passaporte.

Como tirar o passaporte
O passaporte brasileiro é emitido pela Polícia Federal. Através do site você pode ver as instruções do procedimento, a lista de documentos necessários, a taxa a ser paga e pode agendar o atendimento e na página inicial do site da Polícia Federal você já tem os links relacionados à emissão de passaporte.

Documentos necessários para tirar o passaporte
  • RG
  • CPF
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório
  • Comprovante bancário de pagamento da à taxa para a emissão do passaporte.
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver
  • Veja mais informações no site da Polícia Federal

Como obter o visto de turista para os Estados Unidos
Obter o visto é bem mais complexo que emitir o passaporte. Basta dizer que o visto só será concedido se o Consulado Americano quiser. Mesmo se você apresentar toda a documentação, não há qualquer garantia de conseguir o visto. É claro, que não se trata de uma loteria, há critérios muito bem definidos para isso.
No site do Consulado Americano, há informações bem detalhadas sobre como funciona todo o processo e o que é necessário. Depois de tudo providenciado você precisará ir até o Consulado Americano que só tem em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. O prazo médio para emissão do visto é de 35 dias.

Depois que você tiver com o visto em mãos já pode correr para o Melhores Destinos e procurar aquela promoção.

Site da Polícia Federal brasileira (emissão de passaportes)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Serviço à bordo do ônibus laranja

Como já mencionei neste post, a GOL já iniciou a cobrança de lanches à bordo. Agora, trago algumas informações e o tão esperado cardápio!

A intenção é dar mais opções para quem quer um lanche melhor. Na semana passada esse serviço foi ampliado para 37 vôos e resolvemos fazer um post detalhando como funciona o serviço.

Primeiro é preciso deixar claro que o serviço antigo, permanece se nenhuma alteração. Continuam servindo gratuitamente sucos, refrigerantes, bolachas e outros petiscos. O serviço pago está disponível apenas nos vôos que partem de: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Salvador, Natal e Foz do Iguaçu.

Quando você for comprar uma passagem partindo de uma das cidades acima ou fizer o check-in, será avisado que o vôo terá disponibilidade do serviço de bordo pago.

O pagamento é feito em dinheiro ou cartão de crédito durante o vôo.

Curiosidade: os tripulantes já estão orientados para ou manipularem o dinheiro ou servirem o lanche.


Clicando na imagem abaixo você pode conferir o cardápio.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Como utilizar o FGTS na compra de um imóvel

Esta manhã participei de um workshop sobre mídias sociais promovido pelo RH da empresa e dado pela E.Life. Num dos slides apareceu o Blog da Tecnisa com um post muito interessante, interesse todos e dúvida de muitos.


O FGTS é um assunto que sempre gera dúvidas sobre sua utilização. Aqui listei regras dos principais pontos, porém elas estão sujeitas a alterações por parte da Caixa Econômica Federal.

O FGTS poderá ser utilizado na aquisição de imóvel residencial urbano concluído:
- Na compra à vista, para pagamento total ou parcial do preço de aquisição do imóvel, havendo, nesse último caso, necessidade de complementação com recursos próprios;
- Na compra à prazo, com financiamento na modalidade do SFH, para pagamento parcial do imóvel pretendido, havendo ainda a possibilidade de complementação com recursos próprios;
- No consórcio de imóveis, para pagamento de lance na obtenção da Carta de Crédito ou como complementação do valor da Carta de Crédito para pagamento da parcela de recursos próprios.

Não é permitido o uso do FGTS nas seguintes operações:
- Nova utilização para aquisição do mesmo imóvel, antes de completados três anos desde a última utilização para aquisição;
- Aquisição de imóvel comercial;
- Reforma, ampliação e/ou melhoria de imóvel residencial ou comercial;
- Realização de infra-estrutura interna;
- Aquisição de lotes e terrenos;
- Aquisição destinada exclusivamente a moradia para familiares, dependentes ou terceiros.

Sobre o imóvel:
- O imóvel deverá estar concluído e destinar-se, obrigatoriamente, a instalação de residência do comprador, cujos recursos do FGTS estão sendo utilizados;
- O imóvel deverá estar localizado no município onde o comprador exerça a sua ocupação principal, em município limítrofe ou integrante da respectiva região metropolitana, ou, ainda, no município onde o comprador comprovar que reside, há pelo menos um ano;
- Ter valor de avaliação na data da contratação de até, atualmente, R$ 350.000,00;
- Ser residencial urbano;
- Apresentar, na data da avaliação, plenas condições de habitabilidade e ausência de vícios de construção;
- Estar devidamente matriculado no Cartório de Registro de Imóveis de sua circunscrição.

Do titular da conta vinculada do FGTS:
- Não ser proprietário, usufrutuário, cessionário ou promitente comprador de outro imóvel residencial (inclusive apart-hotel residencial), concluído ou em construção:
- Financiado pelo SFH, em qualquer parte do território nacional;
- No município onde exerça a sua ocupação principal, nos municípios limítrofes e na região metropolitana, ou no atual município de residência.
- Deverá contar com o mínimo de 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS. O mesmo será requerido caso o cônjuge também deseje utilizar seu FGTS;
- A utilização do FGTS poderá ser feita por mais de um trabalhador, independentemente da existência de grau de parentesco entre eles, desde que atendam aos demais requisitos para a operação;
- No caso de cônjuge: podem ser utilizados os recursos, independentemente do regime de casamento, desde que figurem na escritura como adquirentes do imóvel;
- No caso de União Estável: é permitida desde que possa ser comprovada e que ambos figurem na escritura como adquirentes do imóvel;
- O proprietário (ou cônjuge) não pode possuir fração igual ou superior a 40% de imóvel residencial, concluído ou em construção.

O FGTS também poderá ser utilizado para abatimento dos valores das prestações e para redução ou quitação do saldo devedor de financiamentos na modalidade do SFH.

Fonte: Tecnisa

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bem-vindos ao Rio. Bem-vindos às Olimpíadas de 2016



Não falarei sobre tudo que todos já estão cansados de saber - política, corrupção, violência, infraestrutura, pobreza; o impacto de 25 bilhões de reais, seca no nordeste, fome, etc. Não sou alienado. Isto é o obvio que o país deve superar o mais rápido possível; mas já que foi anunciado que o Rio abrigará os jogos olímpicos de 2016, gostaria neste post de ressaltar 3 únicos pontos:

1) Estas Olimpíadas serão no Rio de Janeiro, mas além disto, estas Olimpíadas serão no Brasil, serão na América do Sul. Esta é uma grande vitória, uma vitória de todo povo sul-americano. Durante um mês os jogos estarão onde nunca estiveram antes em mais de 100 anos de tradição. Nos diversos depoimentos pela net é possível ver a alegria de chilenos, argentinos, peruanos, paraguaios, colombianos, uruguaios, venezuelanos, equatorianos ... Serão jogos unidos, de um povo que era esquecido e tido como terceiro mundo; agora esse terceiro mundo prepara a festa. Os 5 círculos olímpicos, representado cada continente: os 5 círculos estão muito bem representados na miscigenação brasileira, por incrível que pareça, todos estão aqui, você encontra todas as raças e povos aqui.

2) Sete anos separam o hoje do amanhã olímpico. É o tempo suficiente para que uma criança desperte o interesse pelo esporte e seja o medalhista de ouro. Nesta vitória de hoje há a certeza que muitos neste momento já estão se planejando como começarão a exercitar-se. Os pais colocarão os filhos na natação, outros começarão nas escolinhas de volei e basquete e os mais endinheirados apostarão na esgrima, hipismo e a vela. E não obrigatoriamente os pais, mas com certeza muitos jovens nesse momento estão maquinando que esporte começarão a praticar na semana que vem. Não importa em qual modalidade, o importante é que a atividade não será esquecida nos próximos anos, ela será intensificada. Seja por uma competição, qualidade de vida ou simplesmente por gastar a energia.

3) Vocês realmente viram o vídeo promocional? Realmente emociona. Duvido que alguém não tenha se emocionado. Se nós nos emocionamos, imaginem os membros do COI, que tem o poder de voto? Dirigido pelo premiado cineasta brasileiro Fernando Meirelles, o filme não deixou nada a desejar. Por suas próprias palavras após a nomeação da cidade-sede, "Estávamos querendo ganhar, não podemos querer ganhar mostrando trânsito, favela, violência, tem que vender o peixe, como os outros países fizeram - então mostramos o que há de bom no Rio, como uma peça de marketing, de venda", ele conseguiu. Fez um filme mundialmente emocionante, de arrepiar, de sentir orgulho de quem está perto ou longe, de cada habitante que faz parte destes 8 milhões e meio de quilómetros quadrados. E para aqueles que não entenderam este tópico, vejam o video abaixo.

Parabéns Rio! Parabéns América Latina.

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil



quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DPNY: a nova versão do luxo, ao som da House Music

Dusseldorf, Palma de Mallorca, Nova York. As Iniciais das 3 cidades mais marcantes na vida dos proprietários dão o nome ao hotel mais cool e sofisticado de Ilhabela, no litoral norte paulista. O DPNY Beach Hotel adotou um conceito pouco difundido no Brasil, mas que é uma tendência na hotelaria mundial: o de hotel-boutique. Menores que os estabelecimentos das grandes redes, os hotéis-boutique têm como principal diferencial ambientes e serviços personalizados. Esse conceito combina perfeitamente com o cenário de Ilhabela – uma comunidade pequena que vive num ecossistema delicado.

Todas as suítes tem dossel e são equipadas com TV a cabo com tela LCD, ar condicionado, mini-bar, telefone, iPod e cofre. Na piscina ou na área da praia (você pode simplesmente ir lá só para consumir, mas faça reserva antes), entre espreguiçadeiras e mini-tendas brancas, a House Music bomba o dia inteiro e não, você não está de frente ao Mar Mediterrâneo.


A festa de reveillón, uma das mais sofisticadas do litoral norte, logo na entrada, ‘anjos’ recepcionaram cerca de 1.600 animados e pacíficos participantes, dando o tom e o clima do que reinaria por toda a noite. Performers e estátuas vivas e muita House Music completaram o clima do ano novo. Depois de assistir à queima de fogos, outras 2 mil pessoas que estavam em Ilhabela aproveitaram a festa na areia da praia do Curral ao som da música eletrônica do DPNY até o dia clarear.


Praia, sol, areia, piscina e muita música, essa é a assinatura deles. Com sonorização distribuída do restaurante à praia – passando pelos banheiros, e Internet gratuita em toda faixa de areia, esse hotel em Ilhabela apresenta o conceito de ‘hotel-balada’, onde é possível descansar, permanecer on-line e se divertir muito ao som da House Music.


Seria um post com pistas do meu Reveillón 2009/2010?

Cheers.


SERVIÇO:
DPNY Beach Hotel
http://www.dpnybeach.com.br/
R. José Pacheco do Nascimento, 7668 - Praia do Curral - Ilhabela/SP
Fone: (12) 38942121